Recorde do teu Verdadeiro Ser!

CONFÚCIO

CONFÚCIO – O FILME

[blip.tv ?posts_id=3533417&dest=-1]

  

[Confucius_statue.png] 

 Na idade da guerra no Estado chinês, durante a qual incontáveis guerras foram travadas para unificar os reinos, o rei de Lu pede a ajuda de Confúcio filósofo muito influente para recuperar o seu poder. Confúcio usa a sua inteligência e carisma para salvar o estado de Lu de um conflito interno e de guerra perpétua. No entanto, as centrais eléctricas e políticas do Estado passam a se sentir ameaçadas pelo filósofo, temendo eles que poderão perder o controle sobre o rei fantoche. Confúcio vai voluntariamente para o exílio, vagueando de um estado para outro sem perder os seus ideais de paz e harmonia.

CONFÚCIO: Ninguém influenciou a China tão profundamente como Confúcio. Ele é reconhecido como o primeiro e maior mestre da China. Por mais de 2.000 anos seus ensinamentos têm sido o fundamento do sistema ético e social da China; seu legado é inseparável do que significa ser chinês.

Há um relato de suas conversações com seus discípulos e com os governadores e ministros de seu tempo, a ponto de “Anacletos”, uma das mais importantes de suas obras, ter sido escrita pelos seus discípulos.

Suas palavras auxiliaram muito a formar a cultura e a história da Ásia Ocidental, com sua afirmação da ética humanística. Se a influência for determinada pelo número de pessoas que viveram e morreram de acordo com a visão de um filósofo, Confúcio provavelmente tenha sido o pensador mais influente da história humana.

Confúcio (ou Kung-fu-tzu) nasceu na cidade de Zou, no país de Lu (atualmente Província de Shandong) em 551 A.C.; era um descendente pobre de uma família nobre deposta.

Foi numa época de muita violência, em que sete dos estados mais fortes do mundo proto-chinês estavam guerreando pela supremacia. 

Quando criança, ele fazia rituais de faz-de-conta no templo; quando jovem, ele adquiriu a reputação de justiça, cortesia e amor pelo aprendizado. Viajou extensivamente e estudou na capital imperial, Zhou, onde se diz que ele encontrou Lao-Tsé, o fundador do Taoismo. Os ensinamentos de Confúcio se harmonizam muito bem com os de Lao-Tsé. Enquanto a abordagem de Lao-Tse era mística, Confúcio enfatizava a ética e a filosofia social.

Tinha grande popularidade como professor. Ele viajava de estado em estado como filósofo itinerante para persuadir os líderes políticos de que seus ensinamentos eram a fórmula para um sucesso político e social. Eventualmente sua filosofia ditava o padrão de comportamento para toda a sociedade – incluindo o próprio imperador.

Ele, entretanto, não teve oportunidade de divulgar muito as suas teorias até a idade de 50 anos, quando foi indicado como magistrado da cidade e sob sua administração, a cidade floresceu. Foi promovido várias vezes, eventualmente se tornando Secretário da Justiça e depois Ministro do país. Seu objetivo era apresentar uma versão purificada e mais abstrata da doutrina que ele acreditava estar inserida profundamente nas práticas tradicionais e assim reviver a integridade pessoal e o serviço desinteressado na classe governamental. Sua administração teve muito sucesso: foram introduzidas reformas, a justiça se fez e o crime foi quase que completamente eliminado.

Confúcio acreditava que em algum lugar no passado havia existido uma época mítica em que cada pessoa conhecia seu lugar e fazia seus deveres; seu objetivo era o retorno a isso. Ele advogava o princípio da ordem – a atribuição de tudo em seu lugar correto na experiência total. A expressão prática disto era a sua grande disposição de apoiar instituições que podiam assegurar a ordem, para produzir pessoas que respeitassem a cultura tradicional, a boa forma, o bom comportamento e que procurassem realizar suas obrigações morais.

Seus ensinamentos não são uma religião. Na verdade são um guia para um comportamento pessoal adequado e para um bom governo, e eles enfatizam as virtudes da autodisciplina e da generosidade. Numa época em que somente a aristocracia tinha direito ao aprendizado, ele apresentava a opinião radical de que todos que possuíssem a profundidade e o desejo de aprender mereciam a oportunidade de uma educação formal.

Devido a problemas políticos, Confúcio largou seu emprego e abandonou o país.

Ele passou os cinco anos seguintes andando pela China com seus discípulos, mas foi perseguido pelos nobres. Quando percebeu que seus ensinamentos não estavam sendo postos em prática, ele viajou para vários estados, procurando um governante que ouvisse seus conselhos. Quando o Duque de Wei pediu seu conselho sobre estratégia militar, Confúcio replicou que ele não havia estudado como fazer guerras e partiu de Wei no dia seguinte.

Voltou a Lu aos 67 anos e passou o resto dos seus dias meditando, ensinando e finalmente, escrevendo. Morreu em 479 A.C., aos 72 anos.

Confúcio ensinava que uma pessoa deve tornar sua própria conduta correta antes de tentar corrigir ou mandar nos outros. O governante seria comparado aos pais, cuja primeira obrigação é amar os filhos; portanto, o governante deve amar o povo. O povo deve ser leal ao governante, mas para Confúcio esta lealdade significava também advertir o governante quando ele estivesse errado.

A essência dos ensinamentos de Confúcio é humanidade (ren). A bondade é a ação das pessoas que amam, e a sabedoria é encontrada na compreensão das pessoas. Talvez os ensinamentos de Confúcio com relação à paz interior e paz na sociedade podem ser sumarizados num clássico a ele atribuído, intitulado “A Educação Superior”. O Caminho da Educação Superior é cultivado e praticado pela manifestação de um caráter iluminado de poder espiritual, amando as pessoas enquanto elas crescem e vivendo no bem maior.

 

ENSINAMENTOS DE CONFÚCIO

Aquele que for realmente bom nunca poderá estar infeliz.
Aquele que for realmente sábio nunca poderá estar confuso.
Aquele que for realmente corajoso nunca terá medo.
*** 

 

O sábio não se aflige por não ser conhecido dos homens; ele se aflige por não conhecê-los. 

***

 

Não faça aos outros aquilo que não queres que façam contigo.

 

*** 

 

Escolha um trabalho que tu ames e não terás que trabalhar um único dia em tua vida 

*** 

O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros. 

*** 

É mais fácil vencer um hábito hoje do que amanhã. 

*** 

O homem superior age antes de falar e depois fala de acordo com suas ações. 

*** 

Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha. 

*** 

A virtude da humanidade consiste em amar os homens; a prudência, em conhecê-los. 

*** 

Aquele que mais estima o ouro do que a virtude, há de perder a ambos. 

*** 

A única maneira de não cometer nenhum erro é não fazer nada. Este, no entanto, é certamente um dos maiores erros que se poderia cometer em toda uma existência. 

*** 

O homem se distingue dos outros seres pelo seu sentido de justiça. 

*** 

O silêncio é um amigo que nunca trai. 

*** 

O caminho da verdade é largo e fácil de descobrir. O mal está em que os homens não o procuram. 

*** 

A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros. 

*** 

Não são as más ervas que sufocam o grão. É a negligência do cultivador. 

*** 

Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que se continue a lembrar disso. 

*** 

Um jovem em casa deve amar os pais, e fora dela respeitar os velhos. Deve ser discreto, mas, ao mesmo tempo, falar com convicção quando se fizer necessária a sua ação; deve amar a todos os homens, sem distinção, e alegrar-se com as pessoas de bom coração. Se assim se portar, terá condições de bem se governar e a outros. 

*** 

Se tiveres acesso à fama, comporta-te como se estivesses recebendo um hóspede; se estiveres no governo de um povo, comporta-te como se estivesses pronto a oferecer um grande sacrifício. 

*** 

Para onde quer que tu vás, vai todo, leva junto teu coração. 

*** 

Não suponhas ser tão grande ao ponto de pensar e ver os outros menores que tu. 

– Confúcio –

 

Confúcio (ou Kung-Fu-Tze para os íntimos) foi um filósofo chinês que viveu há cerca de 2.500 anos e possui pensamentos absolutamente geniais. No oriente, a influência dele é tanta que moldou o modo de pensar e o sistema educacional de países como China, Japão e Coréia. Você deve conhecer muitas dos pensamentos de Confúcio, mesmo sem saber que a autoria é do filósofo.

Aqui vão 10 pensamentos de Confúcio, na minha ordem particular de preferência, que podem ajudar tanto na sua produtividade quanto na maneira como você leva a vida.

  1. A vida é realmente simples. Nós é que insistimos em torná-la complicada

  2. Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.

  3. O que você não quer para você mesmo, não faça aos outros.

  4. Se você atirar nas estrelas e acertar a lua, tudo bem. Mas você tem que atirar em algo. A maioria das pessoas nem sequer atira.

  5. O silêncio é um amigo que nunca trai.

  6. Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.

  7. De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.

  8. Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.

  9. Eu escuto e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo.

  10. Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?

 

 

 

Fonte: http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4453&catid=31&Itemid=57

 

Fonte: http://fatorw.com/produtividade/top-10-pensamentos-de-confucio-para-o-dia-a-dia/

 

 Fonte: www.wikipedia.org

 

PARA UMA BIOGRAFIA DE CONFÚCIO MAIS APROFUNDADA CLIQUE  NO LINK ABAIXO:

 http://orientalismo.blogspot.com/2008/10/minha-verso-para-biografia-de-confcio.html

Namastê!

HeiwaKi

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s